Coreaú, terra de pessoas destaques no cenário nacional



Convém salientar que além de Rogério Cristino que é Coreauense, membro do conselho federal de administração (CFA), podemos destacar outras personalidades ilustres filhos da nossa Palma como por exemplo: O desembargador do TRT22 (estado Piauí) Francisco Meton Marques de Lima, Flamarion Portela, que foi governador pelo Estado de Roraima, sua esposa Ângela Portela foi senadora, Leônidas Cristino atual deputado federal e que já foi ministro do governo Dilma e muitos outros.


PERSONALIDADE:  FRANCISCO METON MARQUES DE LIMA



De sua trajetória pessoal e profissional, destaca-se o fato de ser uma pessoa que emergiu da condição de semi-analfabeto, quando, aos 18 anos, no final da década de 1970, mudou-se da roça para a cidade, no interior do Ceará, para se tornar o juiz mais jovem do país, em 1982: aos 26 anos, ele passou em primeiro lugar no concurso público e foi nomeado para o TRT do Ceará. No final da década de 1980, iniciou uma campanha pela criação do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região. A campanha foi bem sucedida e o TRT do Piauí foi instalado em dezembro de 1992.  

 

Nomeado desembargador desde então, Francisco Meton já presidiu o TRT em duas gestões: nos biênios de 1999-2000 e 2013-2014 – e hoje é diretor da Escola Judicial (Ejud 22), além de continuar atuando como magistrado. Na área acadêmica, Francisco Meton tem Graduação e Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No Magistério, atua como professor da Universidade Federal do Piauí desde 1990; foi professor assistente da Universidade Federal do Ceará (de 1987 a 1990); professor da Escola Superior da Magistratura do Piauí. 



Nenhum comentário

ANUNCIE AQUI
Tecnologia do Blogger.